Páginas

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Pesquizinha estranha, sô....

O Ibope e a TV Globo divulgaram pesquisa eleitoral para a Presidência, ontem, dia 7. Mas, como sempre, o eleitor fica com um pé atrás nessas sondagens de opinião... 

atualizada às 13h54

Esta, de agora, tem um dado intrigante quando se olha o cenário do segundo turno para o qual o Ibope aponta os seguintes números:

"Na simulação do segundo turno, Dilma se manteve estável (42%, contra 41% de julho) à frente de Aécio Neves, que cresceu (de 33% para 36%). Contra Eduardo Campos, a atual presidente apresentou crescimento acima da margem de erro: 44% (contra 41% de julho), diante de 32% do representante do PSB (que tinha 29% em julho)"

É curioso que, num eventual segundo turno, a maioria absoluta ou a quase totalidade dos eleitores do candidato em terceiro lugar optam por votar apenas na oposição. Veja-se, por exemplo a situação de Eduardo Campos, teoricamente um candidato que soma votos nordestinos e de parte da esquerda. O neto de Arraes pula de 9 para 32% dos votos com acréscimo de 21% dos votos, enquanto Dilma cresce apenas dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais...

Isso quer dizer que Dilma só tem os seus próprios votos em um segundo turno, enquanto TODOS os eleitores dos candidatos derrotados migram apenas para a oposição... 

Parece que nesse angu tem caroço... senão, vejamos numa simples conta matemática: 

Se Dilma e Eduardo passarem para o segundo turno, a cada um caberá parte do "espólio" dos votos dados a Aécio que teria ficado para trás na corrida presidencial. Se Eduardo, por exemplo, herdar 70% dos votos de Aécio - o que convenhamos é o suprassumo do otimismo - somaria aos seus votos do primeiro turno (9%), os votos de cerca de 16% dos votantes... Isso daria a Eduardo Campos no segundo turno 9% + 16% = 25% dos votos. Mas, ao contrário, ele aparece com 32%, ou seja, 23% a mais do que teria no 1º turno. Mesmo se herdasse todos os votos de Aécio (23%) ele não chegaria aos 32% que a pesquisa aponta...

Pelo visto esta pesquisa do Ibope está mais para levantamento do Instituto DataPrado, do Professor Hariovaldo que qualquer outra coisa. E, não demora, vão acabar dando vitória ao Aécio com 105% dos votos.... 

 

_____ 

Esta é a íntegra da pesquisa, segundo o Portal G1 das Organizações Globo: 


07/08/2014 21h11 - Atualizado em 07/08/2014 22h27

Dilma tem 38%, Aécio, 23%, e Campos, 9%, diz pesquisa Ibope

Instituto vê situação de estabilidade nas intenções de voto para presidente.
No mês passado, Dilma tinha os mesmos 38%, Aécio, 22%, e Campos, 8%.

Do G1, em Brasília
Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (7) indica estabilidade nas intenções de voto para presidente da República em relação ao levantamento anterior, segundo o instituto. A presidente Dilma  Rousseff (PT) aparece com 38% das intenções de voto, mesmo percentual registrado em julho; Aécio  Neves (PSDB) registrou 23% (em julho, tinha 22%); e Eduardo  Campos (PSB) tem 9% (na pesquisa anterior, eram 8%).
Somados, todos os dez adversários de Dilma na eleição deste ano acumulam 38%, mesmo percentual da presidente. Para um candidato conseguir vencer a eleição no primeiro turno, precisa ter mais votos que a soma de todos os rivais. Por isso, segundo o Ibope, não é possível afirmar se haverá segundo turno ou se a eleição será decidida no primeiro turno.
Encomendada pela TV Globo, a pesquisa ouviu 2.506 eleitores entre os últimos domingo (3) e quarta-feira (6) em 175 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos (isso significa que a intenção de voto em um candidato com 10%, por exemplo, pode oscilar entre 8% e 12%).
Confira abaixo os números do Ibope, segundo a modalidade estimulada da pesquisa (na qual  os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor). Os candidatos indicados com 0% são os que obtiveram menos de 1% das intenções de voto.
- Dilma Rousseff (PT): 38%
- Aécio Neves (PSDB): 23%
- Eduardo Campos (PSB): 9%
- Pastor Everaldo (PSC): 3%
- Luciana Genro (PSOL): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- Zé Maria (PSTU): 0%
- Eymael (PSDC): 0%
- Levy Fidelix (PRTB): 0%
- Mauro Iasi (PCB): 0%
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%
- Branco/nulo: 13%
- Não sabe/não respondeu: 11%
O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00308/2014.
Pesquisa espontânea
Na parte da pesquisa em que os entrevistadores do Ibope simplesmente perguntaram ao eleitor em quem votará (sem apresentar a ele a relação dos candidatos), o resultado foi o seguinte:
- Dilma: 25%
- Aécio: 11%
- Campos: 4%
- Outros: 2%
- Brancos/nulos: 15%
- Não sabe/não respondeu: 43%
Segundo turno
O Ibope fez simulações de segundo turno entre Dilma e Aécio e entre Dilma e Campos. Contra Aécio, a vantagem de Dilma é de seis pontos percentuais. Contra Campos, de 12 pontos. Os resultados são os seguintes:
- Dilma: 42% (na pesquisa anterior, 41%)
- Aécio: 36% (na pesquisa anterior, 33%)
- Branco/nulo: 15% (na pesquisa anterior, 18%)
- Não sabe/não respondeu: 7% (na pesquisa anterior, 8%)
- Dilma: 44% (na pesquisa anterior, 41%)
- Campos: 32% (na pesquisa anterior, 29%)
- Branco/nulo: 16% (na pesquisa anterior, 20%)
- Não sabe/não respondeu: 8% (na pesquisa anterior, 10%)
Rejeição
A pesquisa aferiu a taxa de rejeição de cada um dos candidatos, isto é, aquele em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum. Confira abaixo:
- Dilma  Rousseff: 36%
- Aécio  Neves: 15%
- Pastor  Everaldo: 11%
- Zé  Maria: 10%
- Eduardo  Campos: 9%
- Eymael: 8%
- Levy  Fidelix: 8%
- Luciana  Genro: 7%
- Mauro  Iasi: 7%
- Rui Costa  Pimenta: 6%
- Eduardo  Jorge: 5%
- Poderia votar em todos: 14%
- Não sabe/não respondeu: 21%
Expectativa de vitória
A pesquisa indicou que, independentemente do candidato em que votarão, 55% acreditam que o futuro presidente da República será Dilma  Rousseff. Para 15%, será Aécio  Neves, e 4% apontaram Eduardo  Campos.
Pesquisa Ibope presidente agosto 2014 (VALE ESTA) (Foto: Editoria de Arte / G1)