Páginas

sábado, 30 de agosto de 2014

Estranho... muito estranho!!!

As pesquisas que apontam Marina Silva e todo o seu ideário submetido a ONGs e coisas esquisitas, se revelam a qualquer pessoa mais atenta - e não precisa ser especialista em estatística - um cenário muito estranho. 

O primeiro ponto de estranheza está no fato de que a pesquisa foi feita em apenas cinco estados. O número de municípios é irrisório (178) em relação aos mais de cinco mil existentes no país. 

O outro ponto diz da aprovação do governo Dilma em relação aos votos que a Presidente receberia. Se partimos da base de 35% de aprovação e de 39% dos que consideram seu governo regular, fica faltando alguma coisa, pois não se pode admitir que dos que consideram a administração regular TODOS votem contra Dilma... 

Os dados são estes de acordo com as reportagens de O Globo (Portal G1) sobre a pesquisa de avaliação do governo e da intenção de votos: 

Aprovação do governo vai de 38% para 35%, aponta pesquisa Datafolha

Índice é o dos que classificam a administração Dilma como ótima ou boa.
Taxa dos que reprovam governo ('ruim' ou 'péssimo') foi de 23% para 26%.

Do G1, em Brasília
Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (18) mostra que a administração da presidente Dilma Rousseff (PT) obteve a aprovação de 35% dos entrevistados – no levantamento anterior, divulgado no último dia 18, o índice era de 38%. O Datafolha considera que aprovam a administração aqueles que julgaram o governo "ótimo" ou "bom".
De acordo com a pesquisa, os que desaprovam o governo (consideram que é "ruim" ou "péssimo") passaram de 23% para 26%. Outros 39% classificam o governo como "regular" (eram 38% no levantamento anterior).
O resultado da pesquisa de avaliação do governo Dilma foi o seguinte:

- Ótimo/bom: 35%
- Regular: 39%
- Ruim/péssimo: 26%
- Não sabe: 1%

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo". O Datafolha fez 2.874 entrevistas em 178 municípios nestas quinta (28) e sexta (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista.

Intenção de votos: 


                      Datafolha aponta empate entre Dilma e Marina, com 34% (Datafolha aponta empate entre Dilma e Marina, com 34% (Editoria de Arte / G1))
 
Um exercício de probabilidade: 

Se considerarmos que apenas 10% dos que consideram o governo regular votem em Dilma, deixando 29% para votos em Marina e Aécio, teremos outro cenário, com Dilma atingindo nada menos que 44% dos votos, bem acima dos índices de Marina.

Isso é estranho...muito estranho...